(1) O libertarianismo é a caricatura do liberalismo... - Olavo de Carvalho
11/06/14 00:06
Procurar pessoas, locais e coisas
J oã oã o
1
P ág ág in in a i ni ni ci ci al al 12
Editar perfil
COMPLETE SEU PERFIL
Olavo de de Carvalho
90%
12 de abril de 2013 ·
O libertarianismo libertarianismo é é a caricatura do liberalismo clássico, clássico, levando-o às suas últimas últ imas conseqüências, contra todo senso comum, até torná-lo ridículo ou mesmo odioso, odioso, além de suprimir dele todo o fundamento moral cristão. De passagem, apóia, sob alegações capitalistas deduzidas de uma noção hipertrófica de "propriedade", vários itens do programa cultural da esquerda, de modo que serve ao comunismo por três vias: tornando o capitalismo motivo motivo de escândalo, desco d esconsa nsagrando grando a sociedade capitalista e por fim reforçando as propostas da esquerda com uma argumentação paradoxal. E agora vem esse tal de Chiocca exigir "respeito"? "respeito "? Se respeitasse uma merda dessas eu dessas eu é que é que não mereceria respeito respeito nenhum.
João, qual faculdade frequentou? UCS Oficial Mais de 50 amigos FSG - Faculdade da Serra Gaúcha 9 amigos Seminário de Filosofia - Olavo de Carvalho 16 amigos Insira uma faculdade
Curtir Cu rtir · · Compartilhar PESSOAS QUE VOCÊ TALVEZ C… C…
Jefferson Hugo, Hugo, Gabriel Fernando, Fernando, Pau Paulo lo Rene Farias Lessa da Rosa e outras 464 pessoas c pessoas curtiram urtiram isso.
Principais Princi pais comentários
Ver todas
Juliana Manganeli 5 amigos em comum
145 compartilhamentos Olavo de Carvalho Filipe Altamir IIII : : Ai, que lindo! Como toda ideologia de merda, o libertarianismo libe rtarianismo tem tantas tanta s divisões internas que sempre sem pre pode se safar dizendo que tal ou qual tese é só de d e uma facção e não do con junto, Vocês aprenderam isso com os comunistas. comunist as. Curtir · · 124 Curtir 124 · · 12 de abril de 201 de 20133 às 17:05
Start Your Facebook Store shopify.com Turn social media into your greatest asset.
Ocultar 20 respostas Herik Herik Será Herik Será que não foi com os "cristãos"? Curtir · · 11 Curtir 11 · · 12 de abril de 2013 às 17:08 17:08 conservvadorismo? Herond Maxx Salles Tipo Herond Ma Salles Tipo o conser Curtir · · 101 Curtir 101 · · 12 de abril de 2013 às 17:13 aceitar ar qualquer debate com Samuel Amaral Professor Amaral Professor favor de nao aceit os agentes desta ideologia bunda, eles sao instrumento politico da Esquerda e nem sabem. O Professor estara a falar de factos e eles de teories. Os artigos sobre Rodericus Constantinus bastam para desmacarar a farsa. Deixa de ser Bunda Herik Yamaguti, e cala a boca. Curtir · · 6 · 12 de abril de 2013 às 17:13 Curtir Evandro Ferreira É Ferreira É pra is pra isso so que o catolicismo tem te m dogmas, dogmas, Herik, para que os católicos não possam fazer isso que você disse que eles fazem. É claro que tem sempre sempre aqueles aqueles que dizem as asnneira eirass e continuam declarando-se católicos. Mas Deus sempre saberá que eles não são. Curtir · · 4 · 12 de abril de 2013 às 17:15 Curtir Felipe Hermes xinga Hermes xinga eu Olavo... please Ver tradução Curtir · · 33 Curtir 33 · · 12 de abril de 2013 às 17:15 Evandro Ferreira Agora, Ferreira Agora, se o sujeito se disser apenas cristão, mas não católico, então será mesmo melhor você ignorá-lo, porque aí vale tudo. Curtir · · 12 de abril de 2013 às 17:17 Curtir Amin Abil Russ Neto Professor, Neto Professor, o senhor acha que todas as doutrinas comunistas são inúteis ou há algo que se possa aproveitar dessa ou daquela corrente? Além disso, o comunismo já seria ruim no papel ou só se tornou odioso devido aos regimes totalitários que surgiram se autodenominando de sociedades comunistas? Nenhum elemento da doutrina marxista é aproveitável, como a defesa de garantias mínimas aos trabalhadores? Eu vejo esse libertarianismo como mais nocivo que o comunismo. Curtir · · 12 de abril de 2013 às 17:17 Curtir
Criar Anúncio
PATROCINADO
Oferta de Voo voos.com Voos para Salvador em promoçao! Pague em Até 10x s/juros. Tempo limitado! Voos para paris! decolar.com Viagens a partir de US$700. Aproveite Agora! Compre no Decolar.com Decolar.com!! Broker inovador iqoption.com A maneira mais fácil de investir em bolsa O Broker mais inovador Ganhe dinheiro prevendo
Português (Brasil) · (Brasil) · Privacidade Privacidade · · Termos Termos · · Cookies · · Mais Cookies Facebook © 2014
Jopa Velozo meu Velozo meu pai me apresentou o olavo quando eu tinha 12 anos.. era divertido.. ser xingado por ele seria motivo de orgulho hehe Curtir · · 1 · 12 de abril de 2013 às 17:18 Curtir Evelyn Lima Segundo Lima Segundo esta lógica, o fato de o libertarianismo e conservadorismo poderem ser amrrados no mesmo pacote ideológico "pró-capitalismo", dentre tantos outros, faz das duas correntes a mesma coisa. Curtir · · 6 · 12 de abril de 2013 às 17:21 Curtir Felipe Hermes CHIOCCA Hermes CHIOCCA isso lá é nome https://www.facebook.com/olavo.decar https://www.faceboo k.com/olavo.decarvalho/posts/1015 valho/posts/10151536571842192 1536571842192?fref=nf ?fref=nf
Página 1 de 17
(1) O libertarianismo é a caricatura do liberalismo... - Olavo de Carvalho
Curtir ·
11/06/14 00:06
9 · 12 de abril de 2013 às 17:25
Thiago Grossi Na verdade, Vito, utiliza. "Eu não sou protestante, sou católico" ou "não sou pentecostal, sou de uma Igreja Histórica" é um dos argumentos mais utilizados por cristãos. ps: sou cristão Curtir · 12 de abril de 2013 às 18:04 Andre Zangari Comunistas sao os piores nesse sentido mesmo, libertarios eu nao sei, pois nao conheco muitos. Comunista eh sempre assim, voce diz "essa ideologia matou 100 milhoes" E o cara responde. "Ah, mas deturparam, a verdadeira ideologia se baseia na 2a. geracao trotskysta que usa as ideias que Marx escreveu no dia que eles estava sem coceira no joelho causada pela sociedade burguesa e pode pensar melhor." Curtir · 2 · 12 de abril de 2013 às 18:35 Julio Prático Com os protestantes! Curtir · 12 de abril de 2013 às 18:48 Leonardo Silva Borges O Perfeitaismo não tem divisões internas! É disso que você tava falando Prof. Olavo? Curtir · 1 · 12 de abril de 2013 às 18:50 Cláudio Moura Peçanha Essas coisas sempre dão briga! Olavo, vá cuidar de seus netos. Curtir · 1 · 12 de abril de 2013 às 18:57 Walter Kovacs Qual sua ALTERNATIVA? Rezar? Curtir · 2 · 12 de abril de 2013 às 19:50 Manuel Ferreira JUSTIÇA TRIBUTÁRIA...........QUEM TEM A CORAGEM E A SABEDORIA ... ARTIGO 170 A ORDEM ECONOMICA, FUNDADA NA VALORIZAÇÃO DO TRABALHO HUMANO E NA LIVRE INICIATIVA, TEM POR FIM ASSEGURAR A TODOS EXISTÊNCIA DIGNA, CONFORME OS DITAMES DA JUSTIÇA SOCIAL... ARTIGO 193 A ORDEM SOCIAL TEM COMO BASE O PRIMADO DO TRABALHO E COMO OBJETIVO A JUSTIÇA SOCIAL... ISTO É A CONSTITUIÇÃO...( CRFB/88 ) ENTÃO... DEVE SER PROIBIDO E ATÉ CRIMINALIZADO... PAGAR IMPOSTOS SOBRE... O TRABALHO...A PRODUÇÃO...A POUPANÇA.....O INVESTIMENTO ...............SÓ DEVEM EXISTIR IMPOSTOS SOBRE...O CONSUMO...A POLUIÇÃO...OS VÍCIOS...AS IMPORTAÇÕES........................ PARA QUE SE FAÇA...JUSTIÇA FISCAL...!!! 1. Vamos ver quem é o POLITICO...OU...PARTIDO POLITICO... que tem a coragem e a virtude de propor aos seus eleitores que durante o seu mandato vai BAIXAR as alíquotas do IMPOSTO DE RENDA 10% ao ano...todos os anos...para que os cidadãos paguem MUITO MENOS...e o “estado” seja um pouco menor...!!! 2. Vamos ver quem tem a Virtude e a Coragem de protocolar a concessão de TODAS as ESCOLAS PUBLICAS com cooperativas de Professores que nelas já trabalham...e todas as Unidades de Saude PUBLICAS com cooperativas de Medicos que nelas já trabalham...BENEFICIANDO TODOS OS CIDADÃOS...e diminuindo o numero de funcionários públicos ....!!! 3. VAMOS VER QUEM TEM A CORAGEM E A VIRTUDE...!!! 4. PORQUE FALAR MUITO NO ESTADO DE DIREITO DEMOCRATICO...E NA ECONOMIA DE MERCADO...tem consequências no DIA-A-DIA dos cidadãos... 5. VAMOS VER quem tem a coragem de acabar com TODOS os IMPOSTOS DIRETOS imorais incorretos e injustos...e SÒ EXISTIREM impostos indiretos... Isso SIM é que é JUSTIÇA FISCAL/TRIBUTARIA... SE CONCORDA PARTILHA...enviando para todos os AMIGOS..e adere aos Grupos NOVO OCIDENTE e REVOLUÇÂO do BOM SENSO....com um abraço de agradecimento
[email protected] Curtir · 12 de abril de 2013 às 20:22 Fábio V. Barreto Toda ideologia é "de merda", pois ideologia é, por si só, falsificação da realidade. Curtir · 1 · 13 de abril de 2013 às 00:10 Filipe Altamir II Divisões internas tipo o cristianismo? Conservadorismo e outras ideologias ou religiões? Deixa de falar asneira, Cavalo de Orvalho. Curtir · 3 · 13 de abril de 2013 às 00:40 Willian Majewski Perai, você está afirmando que o Libertarismo não tem nenhuma vertente? Curtir · 13 de abril de 2013 às 13:33
https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10151536571842192?fref=nf
Página 2 de 17
(1) O libertarianismo é a caricatura do liberalismo... - Olavo de Carvalho
11/06/14 00:06
Guilherme Macalossi "Libertarianismo não apoia o casamento gay. Ele apoia a liberdade contratual." "Libertarianismo não apoia aborto, apenas se recusa a dar uma posição definitiva." "Libertarianismo não apoia o consumo de drogas. Libertários apoiam liberdade de escolha." Usando uma expressão comum do Macaco Simão, "tucanaram o programa da esquerda". Não importa o nome que se dá para determinada proposta social, e sim o efeito que a medida terá diante da sociedade em si. Se os libertários chamam o casamento gay de "liberdade contratual", isso não modifica a miríade de possibilidades malucas de "casamento" que tal medida pode justificar. Da mesma forma se aplica ao aborto e ao consumo de drogas. Os libertários não estimulam escolhas erradas. Dessa maneira, pouco importa se os libertários estimulam ou não "escolhas erradas". Mesmo assim, discordando do Bernardo, acho que o Olavo exagerou ao bloqueá-lo Curtir · 12 · 12 de abril de 2013 às 19:54 Bernardo Santoro Os fundamentos do libertarianismo econômico, a escola austríaca, na verdade não é austríaca, é espanhola, vinda dos escolásticos tardios, como Juan de Mariana. Então, se alguém se escandaliza com esse capitalismo, está se escandalizando com a própria doutrina da igreja. É como se um cristão se escandalizasse com a igreja defendendo a criminalização do aborto. A igreja tem que defender seus dogmas, não importa o quanto o mundo esteja "moderno". A parábola dos talentos do Senhor Jesus Cristo é a s íntese econômica do libertarianismo. A parábola dos talentos é essencial para se entender a necessidade a razão econômica do cristianismo (Mateus 25: 14-29). A parábola da viúva pobre é a síntese da Teoria do Valor Subjetivo, base da teoria econômica da escola austríaca (Marcos 12:41-44). Sobre programas culturais de esquerda, prof. Olavo sempre fala sobre casamento gay, aborto e drogas. Vamos por partes: Libertarianismo não apoia o casamento gay. Ele apoia a liberdade contratual. Portanto o libertário puro vai defender a desestatização do casamento e a exclusividade do casamento como instituto pela igreja. O que o libertário apoia é o contrato de união civil e patrimonial, e isso sim pode ser feito por qualquer ser humano adulto com qualquer ser humano adulto e com suas capacidades racionais plenas, sem restrições de sexo ou de quantidades. Libertarianismo não apoia aborto, apenas se recusa a dar uma posição definitiva. A base moral do libertarianismo é a não-iniciação de violência contra pessoas pacíficas. Se você entender que um feto é pessoa de fato ou em potência, então você é contra o aborto. Se você entende que só nascendo vivo é pessoa, então você é a favor. Como eu entendo que há vida autônoma potencial na concepção, sou contra o aborto. Sou um libertário anti-abortista, sem problema nenhum. Libertarianismo não apoia o consumo de drogas. Libertários apoiam liberdade de escolha. Se o cara é burro o bastante para se drogar, eu não tenho que ter o meu dinheiro roubado via impostos para pagar o tratamento dele ou impedí-lo de fazer merda com a vida dele. É meu dinheiro. Ele que escolha seus atos e arque com as consequências das escolhas dele. A esquerda não apoia o direito de escolha. Ela estimula escolhas erradas. Estimula o comportamento gay, o uso de drogas e o aborto como forma de afronta ao modelo cultural burguês judaico-cristão. E isso é um completo absurdo. Essas condutas não devem ser estimuladas pelo Estado em hipótese nenhuma. Mesmo discordando do seu ponto de vista, prof. Olavo, continuarei sendo seu fã. Abraço! Curtir · 225 · 12 de abril de 2013 às 17:30 Ocultar 68 respostas Helio Franco Rapaz, interessante... Curtir · 12 de abril de 2013 às 17:46 João Pedro Serra Brilhante! Curtir · 6 · 12 de abril de 2013 às 17:54 Thiago Grossi Dizer que é ignorante é fácil... Rebater os argumentos, nem tanto... Curtir · 37 · 12 de abril de 2013 às 17:56 Helio Franco Márcia, explica aí onde esse texto do Bernardo revela ignorânca. Eu eu confesso a minha, mas gostei do texto dele. Estou acompanhando o debate. Curtir · 13 · 12 de abril de 2013 às 17:58 Bruno Silva Marcia Bar, se ele é tão ignorante por que ele tem 33 "likes" e você não tem nenhum no seu comentário? Curtir · 9 · 12 de abril de 2013 às 18:00 Thiago Grossi Não sabe nem por onde começar; aí vem com essa de "não vale a pena perder tempo". Típico. https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10151536571842192?fref=nf
Página 3 de 17
(1) O libertarianismo é a caricatura do liberalismo... - Olavo de Carvalho
Curtir ·
11/06/14 00:06
9 · 12 de abril de 2013 às 18:07
Helio Franco Sua resposta, das duas uma: ou é uma boa saída, `a francesa, ou, de fato,você não quer perder tempo... Curtir · 12 de abril de 2013 às 18:10 Cristiano Fiori Chiocca Acho que o Bernardo foi definitivo. Dispensa continuação. Curtir · 34 · 12 de abril de 2013 às 18:11 Thiago Grossi Non sequitur detectado. Curtir · 12 de abril de 2013 às 18:11 Rafael França É fato que depois que implementa o Partido no governo, a esquerda persegue homossexuais e combate as drogas. Curtir · 12 de abril de 2013 às 18:14 Olavo de Carvalho Isso é uma estupidez sem mais tamanho. O libertarianismo usa princípios econômicos da escolástica espanhola, mas deduz deles conseqüências políticas e c ulturais que nenhum escolastico jamais aceitaria. Seu jogo de palavras, tentando jogar contra a Igreja os adversários do libertarianismo, é tão torpe, tão semvergonha, que vale um bloqueio da sua pessoa neste site. Curtir · 49 · 12 de abril de 2013 às 18:20 Cristiano Fiori Chiocca Deduz axiomas aprioristicos. Curtir · 14 · 12 de abril de 2013 às 18:22 Adonias Reis ahaha Olavão arregando duas vezes no mesmo dia! Curtir · 50 · 12 de abril de 2013 às 18:23 Thiago Grossi Owned... Curtir · 5 · 12 de abril de 2013 às 18:23 Thiago Grossi Se for debater com o Ron Paul não dura dez segundos... Curtir · 13 · 12 de abril de 2013 às 18:24 Cristiano Fiori Chiocca Não foram somente na economia as contribuições dos escolásticos. Eles tambem fizeram contribuição na política e na cultura, como o tiranicidio, por exemplo, com uma alta conotação libertária. Curtir · 17 · 12 de abril de 2013 às 18:25 João Pedro Serra Boa discussão.. Professor, não descredencie o Bernardo. Curtir · 8 · 12 de abril de 2013 às 18:26 Thiago Grossi Olavo não aguenta alguém que discuta com ele usando a lógica. Ele só gosta de comunistinhas pseudo-intelectuais que qualquer um desqualifica. Curtir · 17 · 12 de abril de 2013 às 18:27 Daniel Lima É melhor assumir que perdeu a discussão. Curtir · 10 · 12 de abril de 2013 às 18:32 João Alberto Nossa, Bernardo Santoro foi bloqueado!? Não acredito! Mas, por quê? Curtir · 13 · 12 de abril de 2013 às 18:34 Thiago Grossi Porque ele não gosta de quem use lógica contra ele. Típico pensamento de pombo enxadrista. Curtir · 18 · 12 de abril de 2013 às 18:35 Hugo Cassarotti Casarotto Parabéns Bernardo Santoro. Bela argumentação. Esclarecendo a escuridão que paira sobre as mentes conservadoras. Curtir · 29 · 12 de abril de 2013 às 18:39 Bruno Marciano Lamentável a postura do Professor para com o Bernardo. Zero argumentação, apenas xingamentos, apesar da cordialidade do Bernardo e de não ter havido tentativa de jogar nada contra a Igreja. Curtir · 24 · 12 de abril de 2013 às 18:56 Cláudio Moura Peçanha Esse rapaz é inteligente! Curtir · 7 · 12 de abril de 2013 às 19:02 Marcelo Cerri Também não vi nada no post do Bernardo que colocasse qualquer um contra a Igreja. Ele apenas tentou mostrar que o libertarianismo não contradiz a moral cristã. Engraçado que a maioria dos libertários que eu conheço são cristãos católicos sérios. Curtir · 20 · 12 de abril de 2013 às 19:08 Bruno Marciano Professor Olavo de Carvalho, um de teus grande méritos sempre foi indicar fontes, de forma que os leitores pudessem tirar conclusões próprias. Assim, quais livros e/ou autores indicarias acerca da escolástica espanhola? Curtir · 12 de abril de 2013 às 19:16
https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10151536571842192?fref=nf
Página 4 de 17
(1) O libertarianismo é a caricatura do liberalismo... - Olavo de Carvalho
11/06/14 00:06
Cristiano Fiori Chiocca Bruno, vou me antecipar pois provavlmente ele vai encontrar isso em alguns artigos do Mises, www.mises.org.br Curtir · 7 · 12 de abril de 2013 às 19:18 Bruno Marciano Valeu, Cristiano! Curtir · 1 · 12 de abril de 2013 às 19:23 Cristiano Fiori Chiocca http://mises.org.br/Article.aspx?id=83 Curtir · 13 · 12 de abril de 2013 às 19:24 Joao Ricardo Eu sou a favor do professor banir quem quer que poste qualquer tipo de bobagem no perfil dele. This is a bullshit-free space. Curtir · 3 · 12 de abril de 2013 às 19:27 Joao Ricardo Como diria o Monir Nasser, achar que libertário é liberal é como achar que um porquinho-da-índia é um tipo de porco! (acho que é assim que ele dizia no programa :P) Curtir · 2 · 12 de abril de 2013 às 19:28 João Alberto Joao Ricardo , o professor Molina disse isso sobre o Neoliberalismo e não sobre o Libertarianismo. Curtir · 7 · 12 de abril de 2013 às 20:17 Julio Oliveira Olavo deixa de ser besta e saiba conviver com todos. Democracia. Pior seria o PT. Curtir · 1 · 12 de abril de 2013 às 21:03 Olavo de Carvalho OK, vamos invadir sua página, entupi-la de mensagens ofensivas, e você vai achar tudo lindo. Ora, vá se fazer de bonzinho na puta que o pariu. Curtir · 26 · 12 de abril de 2013 às 21:05 Julio Oliveira Bernardo Santoro: apoiado pela manifestacao. Curtir · 1 · 12 de abril de 2013 às 21:06 Julio Oliveira Nao tem nada de ofensivo. Leia de novo. Curtir · 4 · 12 de abril de 2013 às 21:06 Adonias Reis Bernardo Santoro foi realmente muito ofensivo, moleque sem argumento e sem educação! Mereceu ser banido! Uau! Curtir · 13 · 12 de abril de 2013 às 21:07 Olavo de Carvalho Cristiano Fiori Chiocca : O libertarianismo usa também princípios da economia austríaca mas tira dela conclusões que muitos liberais e conservadores não aceitam. O que você está fazendo é apenas parasitar o prestígio da escola austríaca. Não engana ninguém com essa merda. Curtir · 26 · 12 de abril de 2013 às 21:08 Bruno Marciano Não havia nada de ofensivo na mensagem do Bernardo. Se houvesse, eu entenderia perfeitamente um ''contraataque", mas não me pareceu o caso. Curtir · 8 · 12 de abril de 2013 às 21:08 Thiago Grossi Eu mereceria ser banido. O Bernardo, não. A única coisa ofensiva que o Bernardo fez foi usar lógica contra o ser supremo da filosofia e da política. Curtir · 8 · 12 de abril de 2013 às 21:08 Ivanildo Terceiro O Bernardo Santoro foi tão cordial que eu só posso achar que o Olavo está se referindo a outra pessoa. Curtir · 22 · 12 de abril de 2013 às 21:09 Thiago Grossi "Por que baniu o Bernardo?" Chiocca foi ofensivo. Falacioso nem um pouco. Curtir · 3 · 12 de abril de 2013 às 21:12 Jopa Velozo Pra quem ficou curioso sobre o que o Olavo responderia ao Bernardo, ficou apenas a frustração. Curtir · 12 · 12 de abril de 2013 às 21:13 Augusto Cesar Olartechea Cada Grupo ( Religioso, Econômico, Empresarial, Ideológico, Político, Social ou qualquer que seja) utiliza-se de qualquer Princípio Deturpando sua Essência e Manipulando sua Interpretação da maneira mais eficiente que lhe convêm. Ou estou errado?? Curtir · 12 de abril de 2013 às 21:16 Daniel Lima Jopa Velôzo, sou um deles. Esperava algo melhor. Curtir · 1 · 12 de abril de 2013 às 21:22 Joao Ricardo João Alberto, neo-liberalismo e libertarianismo (ao menos no sentido tupiniquim da palavra) para mim são a mesma coisa. Curtir · 12 de abril de 2013 às 21:26 Jopa Velozo ^não sabe a diferença hehe Curtir · 4 · 12 de abril de 2013 às 21:28
https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10151536571842192?fref=nf
Página 5 de 17
(1) O libertarianismo é a caricatura do liberalismo... - Olavo de Carvalho
11/06/14 00:06
Alan Noronha Quer dizer que, quando censuram comentários no site do instituto mises, tão exercendo o livre direito deles de propriedade... Se o Olavo bane alguém daqui, tá arregando pra discussão? Definitivamente tem algo muito errado acontecendo aqui. Curtir · 2 · 12 de abril de 2013 às 21:30 Olavo de Carvalho Thiago Grossi : Que lógica? Vocês só enviam chavões. Curtir · 8 · 12 de abril de 2013 às 21:34 Daniel Lima A lógica apontada pelo Bernardo foi desmentir que o libertarianismo em geral destrói os valores judaico-cristãos. Mostrando que a origem da Escola Austríaca se refere aos escolásticos espanhóis, ele mostrou que a origem libertária é cristã-romana, e não anti-cristã. Devemos tomar cuidado para não considerar que o libertarianismo se resume a Ayn Rand e Rothbard tão-somente. Curtir · 7 · 12 de abril de 2013 às 21:40 Fernando Ferreira Jr Eu duvido muito que um escolástico, um De Soto, ou Vitória, aceitasse o argumento libertário da não agressão. E desde quando o libertarianismo não contradiz a moral judaico-cristã? Dizer que um pai não pode ser obrigado a alimentar os seus próprios filhos (como um dos Chiocca Brothers argumentou) fere no mínimo o 4º mandamento, além de ferir aquilo que a Igreja chama de deveres de estado. É preciso ser especialmente cego para não ver uma clara incompatibilidade entre o libertarianismo e a moral judaico-cristã. Curtir · 6 · 12 de abril de 2013 às 22:01 Pedro Melcop ^ essa posiçao daí nao é unanime no libertarianismo... muitos acham que os pais devem sustentar os filhos até eles terem condição de ficar por si mesmos, já que os botaram no mundo. Curtir · 12 de abril de 2013 às 22:35 Guilherme Silva " Então, se alguém se escandaliza com esse capitalismo, está se escandalizando com a própria doutrina da igreja. É como se um cristão se escandalizasse com a igreja defendendo a criminalização do aborto. A igreja tem que defender seus dogmas, não importa o quanto o mundo esteja "moderno".Essa parte do texto que eu acredito que deixou o professor bravo gente.O bernardo santoro coloca o libertarianismo("esse capitalismo") como doutrina apoiada pelos dogmas da igreja, coisa que honestamente não sei em que se apoiou pra dizer.Falar pra um católico que alguma coisa está inclusa na sua fé sem ele nunca ter ouvido qqr referência disso dispara pelo menos algum tipo de reserva moral,quanto mais pra alguem que sabidamente tem um conhecimento acima da média acerca da doutrina da sua religião como o professor. Curtir · 3 · 12 de abril de 2013 às 23:00 Tiago Carraro Os caras dão uma roupagem "conservadora" ao libertarianismo (citando cretinamente partes da Bíblia, falando em Jesus, procurando associá-lo à história da Igreja, etc) para defendê-lo contra uma breve crítica (não detalhada pelo Olavo) de um... conservador!!!!! É pra rir? O mais engraçado é que, de modo geral, tudo o que o Bernardo Santoro diz que o libertarianismo não apóia está dentro do que defendem, como POSSIBILIDADES, ou melhor, como liberdades... mas eles não apóiam, não tem nada com isso!! "Libertarianismo não apoia o casamento gay. Ele apoia a liberdade contratual" ...onde inclui-se o casamento gay, e bizarrices piores, bastando essa tal "liberdade contratual". E vão se opor, por acaso? Não! Um puro libertário vai apoiar o casamento apenas pela Igreja?!?!?!? HAHAHAHAHAHA!!! Acorda, meu filho, volta pra realidade. O que eu vi dias atrás foram os figurões do libertarianismo no Brasil considerando corajosa a atitude da Daniela Mercury, e não apoiando publicamente o casamento apenas na Igreja. Essa foi o máximo: "libertarianismo não apoia aborto, apenas se recusa a dar uma posição definitiva". PQP! Os caras não tem uma "posição definitiva" sobre um assunto, mas concluem que não apoiam certas possibilidades do mesmo assunto! Claro que é apenas uma forma mascarada de dizer "decida". O que adianta tu achar que o feto é uma pessoa em potência, se outro não acha. Um aborto irá ocorrer, porra! Lamento dizer, para esses libertários que são religiosos, cristãos, etc; mas a Bíblia, as Igrejas em geral, não são libertárias. Não são covardes como vocês. Elas sabem dizer "não" para algumas coisas. Tu fica aí discutindo o que um feto é, enquanto a Igreja e qualquer conservador considera-o como uma alma imortal, que vale mais que toda essa merda de vocês, mais que todo o universo. Agora, se tu é um ateuzinho de merda, que se está sob o "terrível jugo da Igreja e do Estado", o libertarianismo é lindo, deve te permitir dar o cú mais tranquilamente. E entrando brevemente na questão política, onde estão os libertários? Levando bem fundo no rabo, e o pior, incapazes de colocar firmemente
https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10151536571842192?fref=nf
Página 6 de 17
(1) O libertarianismo é a caricatura do liberalismo... - Olavo de Carvalho
11/06/14 00:06
o libertarianismo contra a revolução cultural de Antônio Gramsci, por exemplo. Cujo Olavo foi o ÚNICO a alertar, e a muito tempo, diga-se. Enfim, é sempre a mesma ladainha do "não apoiam", mas não se opõem. E não é nem questão de estar em cima do muro. Tenham pelo menos a coragem de dizer isso, sem ficar mascarando o libertarianismo com dotes cristãos e... conservadores rsrsrs. Curtir · 22 · 12 de abril de 2013 às 23:21 Fábio V. Barreto o libertarianismo não é nem nunca foi um dogma da Igreja. Leiam a DSI no Catecismo e verão a distância imensa entre os dois. Curtir · 2 · 12 de abril de 2013 às 23:26 Bruno Bzrr O Bernardo até usa palavras bonitas e um discurso bem direto. O que não desce de jeito nenhum é fazer de Jesus Cristo um libertarian. Se é pra discutir a coisa, que apresente argumentos... mas manipular certas premissas aceitas pelo opositor para embasar certa tese é uma bela de uma picaretagem. Acho que o Olavo foi educado até demais. Curtir · 5 · 12 de abril de 2013 às 23:43 Roberto De Souza Oliveira não entendi o porquÊ do banimento do bernardo, "tentando jogar contra a Igreja os adversários do libertarianismo..", o q isso significa? q os marxistas/humanistas ao lerem isso terão mais "falácias" pra atacar os cristãos? Curtir · 1 · 12 de abril de 2013 às 23:49 Cristiano Fiori Chiocca Carissimo Olavo, eu creio que 98% dos conservadores e liberais não aceitam as conclusões libertárias por desconhece-las completamente ou por estarem viciados nos termos dos inimigos da liberdade, o que e muito comum. No que pese minha tentativa de enganar alguém, não seria usando o prestígio da EA. De resto estou aberto para saber quais conclusões libertárias não são aceitas, por que nas conclusões "não libertárias" não encontrei nada que funcionasse, não fosse utópico ou imoral. Curtir · 7 · 13 de abril de 2013 às 00:05 Flávio Pepinelli HehHehEhHE....vc viu os desdobramentos, Giancarlo D'Anello? Curtir · 13 de abril de 2013 às 00:40 Lúcio de Miranda "Libertarianismo não apoia aborto, apenas se recusa a dar uma posição definitiva." Ou seja, se um libertário acredita que só depois dos 5 anos uma pessoa é gente e que antes disso pode ser "abortado", então ele vai pacífica e libertariamente sentar ao lado do Bernardo, "sem problema nenhum". Curtir · 6 · 13 de abril de 2013 às 00:58 Pedro Luis Bueno Berti Acho engraçado quando os libertarians aplicam a sua visão economicista em certas passagens do Evangelho, reduzindo a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo a um mero pretexto para alicerçar sua ideologia. Agem como uma caricatura dos marxistas que dizem que Jesus foi o primeiro comunista. A história do cristianismo primitivo nos mostra que houve uma tremenda dificuldade, de São Paulo a Santo Agostinho, para convencer os cristãos de que a fé em Jesus não substituía um governo organizado e que o cristianismo em geral não era uma solução social que garantisse prosperidade individual ou coletiva. Mas aí surgem os libertarians para recontar a história e dizer que Jesus nos presenteou não com toda a mensagem espiritual de sua presença como Filho, mas com as bases de uma nova teoria social e econômica. Até a inversão da história eles aprenderam com os marxistas. Curtir · 3 · 13 de abril de 2013 às 19:16 Rafaël De Almeida Azevedo Dadda Albani Quanto mais eu conheço o Libertarianismo, mais me coloco na condição de assinar um contrato contra toda essa baboseira. Quem tá afim de assinar? Porque tudo se resolve em contratos, até para os analfabetos. Curtir · 1 · 8 h Eduardo Moretti Quando eu era conservador, eu não sabia o que era liberdade. E olha que eu a respeito demais! Curtir · 3 h Cristiano Fiori Chiocca Vc desconhece o libertarianismo. Curtir · 54 · 12 de abril de 2013 às 17:22 Ocultar 12 respostas Cristiano Fiori Chiocca You cand do whatever the owner of this page allowed. It is his property. Curtir · 5 · 12 de abril de 2013 às 18:06 Cláudio Moura Peçanha Ah, ao Chiocca aí! Causou uma confusão, rapaz...
https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10151536571842192?fref=nf
Página 7 de 17
(1) O libertarianismo é a caricatura do liberalismo... - Olavo de Carvalho
Curtir ·
11/06/14 00:06
1 · 12 de abril de 2013 às 19:05
Adonias Reis River, não foi este Chiocca. O Chiocca que bateu primeiro no vovô foi o Chiocca 23, este aí é o Chiocca 19. Curtir · 4 · 12 de abril de 2013 às 19:09 Cristiano Fiori Chiocca Eu jamais! Não tenho interesse e nem capacidade para debatr com o Olavo. Curtir · 5 · 12 de abril de 2013 às 19:10 Olavo de Carvalho Adonias : Vovô é aquele cuja pica você chupava quando criança. Curtir · 24 · 12 de abril de 2013 às 21:10 Thiago Grossi A elegância em pessoa... Curtir · 7 · 12 de abril de 2013 às 21:14 Olavo de Carvalho Elegância fora do lugar é breguice. Curtir · 17 · 12 de abril de 2013 às 21:23 Thiago Grossi Se o sr. diz... Curtir · 2 · 12 de abril de 2013 às 21:23 Walter Kovacs QUAL cristianismo? O cristianismo do Bispo Lugo, Frei David, Padre Júlio Lancellotti? Quem disse que a moral é monopólio do cristianismo? Curtir · 2 · 12 de abril de 2013 às 21:24 Elder Ribeiro Aqui entra uma turminha de debochados e exigem paciência de todos, mas não respondam a altura, vai que é doença, ou pior, algum movimento minoritário que adora processos por homofobia. Vai tomar no cú cambada. Vai lá ver novela da globo já deve ter começado. Curtir · 1 · 12 de abril de 2013 às 21:25 Cláudio Moura Peçanha 19, 23? Não entendi essa numeração de Chiocca... Curtir · 13 de abril de 2013 às 13:56 Fernando Ferreira Jr A impressão (e isso podia ser investigado a fundo) e que o libertarianismo, com sua preocupação obsessiva com a coerência lógica, e um dos frutos podres da degenerescência da escola positivista. Curtir · 10 · 12 de abril de 2013 às 16:52 Olavo de Carvalho Absolutamente correto. Curtir · 7 · 12 de abril de 2013 às 21:24 Cristiano Fiori Chiocca not, libertarianismo é basicamente o oposto do positivismo uma vez que seus fundamentos são basicamente jusnaturalistas. Curtir · 5 · 12 de abril de 2013 às 23:52 Fernando Ferreira Jr Jusnaturalismo!? Faz-me rir... Curtir · 1 · 12 de abril de 2013 às 23:53 Cristiano Fiori Chiocca Sim, o direito natural. Curtir · 2 · 12 de abril de 2013 às 23:53 Fernando Ferreira Jr Seja mais preciso e diga: contratualismo, ou, então, John Locke. Curtir · 13 de abril de 2013 às 00:03 Cristiano Fiori Chiocca serei ainda mais preciso, desenharei: http://www.mises.org.br/FileUp.aspx?id=98 Curtir · 4 · 13 de abril de 2013 às 00:06 Fernando Ferreira Jr Eu imagino que defender o libertarianismo seja difícil. Afinal de contas, manter a coerência na estupidez, até às últimas conseqüências, é tarefa que exige um talento todo especial. Agora, no seu caso, acho que, melhor do que desenhar, seria botar um ovo - é, digamos, mais condizente com a sua pessoa. Curtir · 2 · 13 de abril de 2013 às 00:16 Cristiano Fiori Chiocca é.. vc imagina certo, é muito dificil defender a liberdade. Curtir · 4 · 13 de abril de 2013 às 00:17 Edy Marchete Difícil mesmo é entender o que é liberdade. Curtir · 1 · 13 de abril de 2013 às 01:58 Eleutério Afonso as máximas do libertarianismo são incompatíveis com a condição humana. vejamos e exemplo quando dizem "você é dono de si". Esquecem que isto, a ser verdade, não muda nada e não passa de uma pretensão sem sentido porque independentemente se sou ou não dono de mim, há circunstancias em que a minha própria existência fica é refém da vontade de outrem. Por outro lado, por mais que uma mulher seja dona do seu útero, se um homem planta um feto la dentro contra vontade dela, e ela não quiser ter filhos, a mulher para se fazer dona de si terá de se fazer dona desse feto-e tirá-lo! não
https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10151536571842192?fref=nf
Página 8 de 17
(1) O libertarianismo é a caricatura do liberalismo... - Olavo de Carvalho
11/06/14 00:06
espanta que não tenham uma posição definida sobre o aborto (e por isso são a favor). é um princípio que eles não podem praticar em toda a sua longitude. Curtir · 1 · 22 de agosto de 2013 às 21:45 Fernando Ferreira Jr O que os libertarians fazem nesse ponto e apenas chupar o prestigio dos escolásticos, como se estes últimos fossem uma espécie de protolibertarios Curtir · 5 · 12 de abril de 2013 às 18:43 Cristiano Fiori Chiocca Presitigio? ninguem os conhece (a maioria foi resgastada por Rothbard mesmo) e dos escolásticos a escola de economia austriaca absorve ensinamentos valiosos sobre a moeda, preço, mercado, trocas, etc. Curtir · 9 · 12 de abril de 2013 às 18:46 Olavo de Carvalho Absorvem os ensinamentos e em seguida atribuem o mérito deles a si mesmos. Rothbard não resgatou nada. Só divulgou no mundo anglo-saxônico doutrinas que, na Península Ibérica, nunca tinham sido esquecidas. Curtir · 18 · 12 de abril de 2013 às 21:28 Filipe G. Martins Seria muito interessante se tivéssemos um debate formal sobre o Libertarianismo, nos mesmos moldes daquele realizado entre o Professor e o Dugin, e que colocasse de um lado o Professor Olavo de Carvalho e do outro algum grande nome libertário. Curtir · 35 · 12 de abril de 2013 às 16:41 Samuel Amaral E uma perca de tempo, o Duguin tem um poder que esta moldar a politica international enquanto o Libertarianismo e um bando de office boy dos socialistas sem o saber sem nemjuma accao politica em Pais algum. Pra que discutir com empregados se podes discutir com o mestre ? Curtir · 1 · 12 de abril de 2013 às 16:54 Ruy Jorje Molyneux e Olavo Curtir · 11 · 12 de abril de 2013 às 16:55 Bruno Gimenes Di Lascio O Olavo já disse, certa vez, que tem ampla fluência com as ideias do Woods. Curtir · 2 · 12 de abril de 2013 às 17:30 João Alberto Jeffrey Tucker também é católico. Curtir · 2 · 12 de abril de 2013 às 17:31 Thiago Grossi Ron Paul FTW. Curtir · 1 · 12 de abril de 2013 às 18:05 Giácomo de Pellegrini Ron Paul era uma boa, é um libertário com valores conservadores. É uma pena tremenda que o Olavo seja insignificante ao ponto de rolar tal discussão. Acho que o Ron Paul iria pensar que é uma pegadinha do Sasha Cohen novamente. Curtir · 10 · 12 de abril de 2013 às 18:11 Thiago Grossi Ron Paul >>>>>>>> abismo >>>>>>>> Olavo Curtir · 2 · 12 de abril de 2013 às 18:13 Thiago Grossi "Libertarianismo não tem ação política nenhuma em país algum". Alguém já falou de Ron e Rand Paul pra esse cara? Curtir · 2 · 12 de abril de 2013 às 18:14 Cláudio Moura Peçanha Acho que não, meu jovem. Curtir · 12 de abril de 2013 às 19:04 Bruno Gimenes Di Lascio Concordo, caríssimo Professor. Mas concorda também que o libertarianismo defendido pelo senador Rand Paul é a nomenclatura atual para o liberalismo clássico de outrora e, portanto, completamente defensável? Curtir · 6 · 12 de abril de 2013 às 16:55 Olavo de Carvalho O Rand Paul é bem mais sensato do que o pai dele. Curtir · 18 · 12 de abril de 2013 às 21:23 Maicon Bas olha mestre, penso que essas ideias são tão nojentas que chego ao ponto de crê que são mais nocivas do que a desgraça do comunismo... Curtir · 13 de abril de 2013 às 13:57 Lucia Rodrigues O Tea Party não quer mais Marco Rubio, eles preferem Randy Paul. Curtir · 14 de abril de 2013 às 17:17 Fernando Ferreira Jr Já há bastante tempo o libertarianismo se tornou linha auxiliar da Revolução Cultural. Curtir · 13 · 12 de abril de 2013 às 16:46 https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10151536571842192?fref=nf
Página 9 de 17
(1) O libertarianismo é a caricatura do liberalismo... - Olavo de Carvalho
11/06/14 00:06
Jopa Velozo hehehe sim, sim... q horror Curtir · 2 · 12 de abril de 2013 às 17:20 Carlos André Perin Quais escritores trazem de maneira confiável o liberalismo clássico? Curtir · 12 de abril de 2013 às 16:38 Olavo de Carvalho Thomas Sowell. Curtir · 18 · 12 de abril de 2013 às 21:32 Cristiano Fiori Chiocca http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=34 Curtir · 12 de abril de 2013 às 23:53 Cristiano Fiori Chiocca Já ouviram falar de Gramsci? Rothbard já: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1292 Curtir · 23 · 12 de abril de 2013 às 17:33 Herond Max Salles Paradoxalmente, o Prof. Olavo foi a porta de entrada de muitos ao libertarianismo. Curtir · 105 · 12 de abril de 2013 às 16:54 Ocultar 18 respostas Joao Ricardo O prof. Olavo foi a porta de entrada de muitos ao liberalismo clássico, não confunda as coisas rsrsrs Curtir · 8 · 12 de abril de 2013 às 17:02 Herond Max Salles Não estou confundindo, muitos libertários da linha de Rothbard, jusnaturalistas, acompanhavam o trabalho do Prf. Olavo antes de se tornarem libertários, e provavelmente ainda acompanham. Curtir · 39 · 12 de abril de 2013 às 17:09 Adonias Reis A unica coisa que aprendi com o Olavo foi falar palavrão e parar de tomar Pepsi! Curtir · 29 · 12 de abril de 2013 às 17:10 Paulo De Tarso Portella Adonias Reis a pepsi usa fetos abortados como adoçante por culpa dos libertários que abandonam os filhos. Curtir · 15 · 12 de abril de 2013 às 17:14 Renan Fernandez Acabo de me tornar libertário tb. Quanto a Pepsi, aboli faz tempo. Curtir · 2 · 12 de abril de 2013 às 17:18 Evandro Ferreira Acho que quando o Olavo critica o libertarianismo não está automaticamente jogando no lixo todos os autores comumente relacionados a esta escola e nem muito menos suas obras, né? Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Curtir · 12 de abril de 2013 às 17:19 Cristiano Fiori Chiocca Eu sigo muito os escritos do Olavo, isso não quer dizer que ele não desconheça o libertarianismo. Curtir · 12 · 12 de abril de 2013 às 17:24 Edgar Cutar Junior To com o Adonias nessa. Curtir · 2 · 12 de abril de 2013 às 17:25 Edgar Cutar Junior Quem trollou o Femen? ( ) Olavão (x) Adonias Adonias win em todas Curtir · 33 · 12 de abril de 2013 às 17:28 Adonias Reis hueheuhehue Valeu aí, Edgar! Curtir · 2 · 12 de abril de 2013 às 17:30 Thiago Grossi Mais do que você, certamente... Curtir · 13 · 12 de abril de 2013 às 17:57 Marcelo Cerri Eu sou um dos que passou a conhecer e estudar autores libertários por causa do Olavo de Curtir · 12 · 12 de abril de 2013 às 18:31 Bruno Rodrigues Ele sempre esculachou a Ayn Rand. Curtir · 12 de abril de 2013 às 18:50 Cláudio Moura Peçanha É porque ele é da antiga. Curtir · 12 de abril de 2013 às 19:03 Thiago Oliveira eu tambem... Marcelo Cerri Curtir · 12 de abril de 2013 às 20:51 François Skaf Lorenzon Também conheci o libertarianismo pelo Olavo. Obrigado Olavão! Curtir · 13 de abril de 2013 às 01:34 Daniel Lima Eu também conheci o libertarianismo (sobretudo o austríaco - Mises, Hayek e Rothbard) através do Olavo.
https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10151536571842192?fref=nf
Página 10 de 17
(1) O libertarianismo é a caricatura do liberalismo... - Olavo de Carvalho
11/06/14 00:06
Curtir · 13 de abril de 2013 às 14:16 Fernando Ferreira Jr E quem disse que o Olavo tem a obrigação de debater com quem quer que seja, ainda mais com lunáticos que acreditam que o dever de alimentar os filhos nao e dos pais, mas sim de terceiros? Curtir · 8 · 12 de abril de 2013 às 19:05 Cristiano Fiori Chiocca é, quem disse? Curtir · 12 de abril de 2013 às 23:55 Thiago Marques Defendem até que ninguém é obrigado a isso e que podem deixar o reçem nascido se virar pra sobreviver. Curtir · 13 de abril de 2013 às 13:15 André Luiz S. C. Ramos Uma contribuição ao debate: http://mises.org.br/Article.aspx?id=986 Curtir · 16 · 12 de abril de 2013 às 17:44 André Luiz S. C. Ramos Bernardo Santoro, concordo integralmente com vc. Curtir · 10 · 12 de abril de 2013 às 17:42 Rafael Gomes Eu também Curtir · 12 de abril de 2013 às 19:21 Daniel Lima Se esse foi o ponto, Claudilene, tudo bem. Mas, mesmo assim, não justifica o que o Olavo fez em seguida. Se, de fato, ele se precipitou em ter colocado que escandalizar com o Libertarianismo equivale a escandalizar com a Igreja, poderia tê-lo advertido e continuado a conversa. Pelo que eu conheço do Bernardo, ele jamais agiu com má-fé com ninguém, e não seria es ta a primeira vez. Curtir · 13 de abril de 2013 às 14:24 André Luiz S. C. Ramos Alceu Garcia, que eu conheci através do Olavo, fala sobre Rothbard: http://www.midiasemmascara.org/.../3908-entrevista-com... Curtir · 9 · 12 de abril de 2013 às 17:33 Marcelo Cerri É isso que eu não entendo. O MSM vive publicando artigos de "austríacos" que, por vezes, são libertários, mas o Olavo de Carvalho insiste em pegar pesado contra eles. Com todo respeito e admiração que tenho pelo Olavo, não consigo entender como ele pode considerar Mises um grande economista e desprezar totalmente Rothbard, sendo que nem Mises o desprezava, muito pelo contrário. Curtir · 7 · 12 de abril de 2013 às 18:29 Bruno Lincoln grande entrevista! Curtir · 1 · 12 de abril de 2013 às 18:36 Cláudio Moura Peçanha Cada tem o seu gosto. Curtir · 12 de abril de 2013 às 19:06 Paulo Figueiredo Filho Olavo, em primeiro lugar eu sou seu fã e aluno no curso online. Aliás, eu me formei em Economia e posteriormente Filosofia, depois de ter abandonado o curso de comunicação social no 3o ano. Posso dizer que nos seus cursos online aprendi muitas coisas q... Ver mais Curtir · 8 · 12 de abril de 2013 às 20:13 Filipe Altamir II Olavo, procure saber que entre os libertários existem os minarquistas, defensores do estado mínimo, você está totalizando todo o conceito baseado em uma doutrina que está inserida no libertarianismo, como o anarco-capitalismo. Curtir · 17 · 12 de abril de 2013 às 16:41 Filipe G. Martins Filipe Altamir; Sua afirmação só faz sentindo quando se adota uma definição bastante específica, embora muito propagandeada, de libertarianismo como sendo uma corrente que engloba o liberalismo clássico, o que não é nem nunca foi ponto pacífico entre estudiosos. Ao se referir ao libertarianismo como algo que contrasta com o liberalismo clássico, o Professor está rejeitando acertadamente esta definição e falando de libertarianismo como sinônimo de anarcocapitalismo. Qual é o problema nisto? Teria ele a obrigação de aceitar de antemão uma definição com a qual ele não concorda? Curtir · 5 · 12 de abril de 2013 às 17:19 Fernando Ferreira Jr Ou seja, o libertarianismo nao tem nada a opor a agenda cultural da esquerda, salvo o anódino principio de nao agressão. Então, todos os valores, costumes e tradições podem ser destruídas, desde que isso parta de algum esquema contratual onde haja mutu... Ver mais Curtir · 3 · 12 de abril de 2013 às 18:19 Daniel Flores Fernando, que valores, costumes e tradições? Os seus? Os meus? Os medievais? Os c lássicos? Quem decide quais são os "valores, costumes e tradições" corretos, a sua fé? Um jogo de dados? Um jogo de palavras? Se achas que é válido o uso da força estatal para manter o que VOCÊ considera como "valores corretos" quem não tem nada a contrapor à esquerda é você, ao defender os https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10151536571842192?fref=nf
Página 11 de 17
(1) O libertarianismo é a caricatura do liberalismo... - Olavo de Carvalho
11/06/14 00:06
mesmos métodos. Um verdadeiro conservador religioso (paleocons?) considera os "valores cristãos" fortes e verdadeiros o suficiente para serem seguido pelas pessoas sem precisar de coerção, simples assim. Ou tens pouca fé neles, jovem? Curtir · 12 de abril de 2013 às 22:10 Dante Cardoso De Almeida Daniel Flores, você está discutindo com as vadias de um pseudo-filósofo, astrólogo, geocentrista, criacionista, crítico de Newton e Cantor. Curtir · 12 de abril de 2013 às 22:39 Fernando Ferreira Jr E eis que os libertários se revelam adeptos do ceticismo...como diria Michel Villey nao há nada de novo no mundo da filosofia. Sao as velhas escolas apenas com novas roupagens. Curtir · 1 · 12 de abril de 2013 às 22:41 Fernando Ferreira Jr Dante Cardoso: vai chupar um canavial de rola, seu babaca. Curtir · 1 · 12 de abril de 2013 às 22:42 Ivanildo Terceiro Olavo de Carvalho, o homem que desafi ou todos os seres humanos da Terra para um debate e conseguiu a proeza de fugir logo de dois em menos de duas horas. Curtir · 22 · 12 de abril de 2013 às 18:57 Thiago Marques O Fernando Chioca? Rs... quem é mesmo?! As vezes a insignificância sobe a cabeça! Curtir · 1 · 13 de abril de 2013 às 13:31 Douglas Correia Mises teria vergonha de muita coisa do que esses idiotas libertários de hoje em dia falam e do modo como agem. É o que a Ann Coulter falou: o Obama está socializando os EUA, destruindo o país, apoiando terroristas e praticamente os convidando a atacarem americanos, e enquanto isso os libertários estão preocupados com a legalização da maconha... Curtir · 5 · 12 de abril de 2013 às 19:25 Paulo De Tarso Portella A pepsi usa fetos abortados como adoçante. Culpa dos libertários. Curtir · 11 · 12 de abril de 2013 às 17:10 Fernando Ferreira Jr O libertarianismo e uma espécie de doutrina esotérica. Só os iniciados a conhecem e tem o direito de opinar sobre a mesma. Curtir · 2 · 12 de abril de 2013 às 18:04 Marcelo Cerri Acho que não devemos ficar melindrados porque o Olavo bloqueou alguém ou mandou um ou outro à merda. A página é dele e ele faz nela o que bem entender. Quem ficar magoado que vá embora. Simples. Mas também acho que ele estava se referindo a outra pessoa, pois o Bernardo, como de praxe, foi muito educado e respeitoso. Curtir · 1 · 12 de abril de 2013 às 21:20 Elder Ribeiro Tem como bloquear por sobrenome? Curtir · 4 · 12 de abril de 2013 às 21:12 Alan Noronha "Vc desconhece o libertarianismo." Pelo jeito, ele não se contentou em ter que se humilhar ao pedir desculpas ao Prof. Olavo NO PRÓPRIO SITE DO INSTITUTO MISES, teve que vir aqui pra implorar por outra surra intelectual... Curtir · 4 · 12 de abril de 2013 às 17:36 Cristiano Fiori Chiocca que surra? Curtir · 2 · 12 de abril de 2013 às 17:37 Alan Noronha http://mises.org.br/Article.aspx?id=1117 Curtir · 1 · 12 de abril de 2013 às 17:38 Alan Noronha Sem mencionar que, como defensores da LIBERDADE, vocês são excelentes censuradores de comentários naquele site. Palmas pra vocês. Curtir · 2 · 12 de abril de 2013 às 17:40 Cristiano Fiori Chiocca Alan, que surra vc esta se refeirndo e o que tem a ver esse pedido de desculpas (sobre uma informação errada)? Curtir · 3 · 12 de abril de 2013 às 17:40 Cristiano Fiori Chiocca Alan, a liberdade é propriedade, cada um faz oque quer com sua propriedade. COm certeza não somos obrigados a aceitar qualquer coisa nos comentários do site. Curtir · 3 · 12 de abril de 2013 às 17:42 Alan Noronha Hehehe, genial, Cristiano... Exatamente como qualquer grupo de pessoas pode, portanto, utilizar sua propriedade obtida através da troca voluntária do sistema capitalista para criar um sistema de regras que subjuga todo o resto da sociedade Curtir · 2 · 12 de abril de 2013 às 18:35 Cristiano Fiori Chiocca hã? Curtir · 12 de abril de 2013 às 23:54
https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10151536571842192?fref=nf
Página 12 de 17
(1) O libertarianismo é a caricatura do liberalismo... - Olavo de Carvalho
11/06/14 00:06
Samuel Amaral Sou um ex-Libertario recuperando, o problema que eu testemunhei e que eles gostam de levar tudo as ultimas consequencias para "ser consistente". A consistencia e um dos maior valores deles, e esta a acima da moral ou mesmo dignidade. de facto a consistencia intelectual e a Moral deles e o seu deus e o bom scientificismo. Curtir · 4 · 12 de abril de 2013 às 16:49 Tulio Valverde Olavo você deveria começar a adquirir algum conhecimento teórico fora do seu mundinho conservador. O mundo não é só o que você considera "verdade" Curtir · 3 · 12 de abril de 2013 às 21:18 Tiago Donassolo Bellei Finalmente um choque de realidade nesses boboalegres. Sem falar que o próprio nome já é um serviço prestado a desinformação e a revolução cultural em curso. Curtir · 3 · 12 de abril de 2013 às 17:04 Marcelo Cerri Cristiano, ele disse que escreverá um artigo. Acho que é bem melhor do que ficar debatendo pelo facebook. Estou ansioso para ler o artigo a as posteriores respostas suas. Curtir · 1 · 13 de abril de 2013 às 00:08 Cristiano Fiori Chiocca Marcelo, acho pouco relevante e não estou nem um pouco ansioso. Não tenho bola de cristal mas sei que o artigo será sobre um espantalho do libertarianismo que Olavo obviamente desconhece. Curtir · 1 · 13 de abril de 2013 às 00:09 Thiago Marques Marcelo, você quer saber que tipo de liberdade eles propõe? Há um post na minha pagina com uma longa discussão sobre aborto e o direito dos pais de deixarem os filhos largados no meio da rua. Eis a moral dessa gente, se nao de toda, ao menos de parte significante. Vou procurar o link e postar por aqui. Curtir · 1 · 13 de abril de 2013 às 13:29 Paulo Figueiredo Filho Posto isso do meu comentário anterior, certamente discordo de algumas das suas posições. Tenho dificuldade especial em entender sua objeção ao libertarianismo. Inclusive como cristão. Não entendo de que maneira você acha que o Estado pode impor qualque... Ver mais Curtir · 2 · 12 de abril de 2013 às 20:21 Paulo Figueiredo Filho Claudilene: na verdade isso iria contra o princípio fundamental do libertarianismo. A visão básica é a de que seus direitos vão até o limite da invasão dos direitos alheios. Você é dona de si mesma, mas, por igual motivo, o outro também é dono de si e você não pode invadir o direito fundamental dele à própria vida. Curtir · 1 · 13 de abril de 2013 às 10:21 Paulo Figueiredo Filho Isso não significa que a sociedade não POSSA ter valores fundamentais. Não existe isso como uma sociedade sem valores ou sem cultura. A crença fundamental é só de que não é o ESTADO que deve empurrar esses valores goela abaixo do cidadão. Curtir · 3 · 13 de abril de 2013 às 10:22 Fernando Ferreira Jr Juan de Mariana e outros escolásticos ibéricos, por mais que tenham ensinamentos valiosos, nao falam pela Igreja, especialmente no campo econômico - o que e obvio e evidente para qualquer um que conheça um pouquinho a doutrina social da Igreja. Curtir · 2 · 12 de abril de 2013 às 18:41 Cristiano Fiori Chiocca Olavo fala pela Igreja? Curtir · 4 · 12 de abril de 2013 às 18:42 Edgar Cutar Junior Por isso que eu ainda sigo o Olavão! Dá pra dar umas boas risadas com as merdas. Curtir · 2 · 12 de abril de 2013 às 17:26 Jefferson Lima O professor escreveu um artigo (acho que em 2009) em que ele recomenda que as pessoas procurem fazer listas bibliográficas dos assuntos que lhe interessa, mesmo que não leiam todos os livros. No processo de criação da lista ganha-se a visão geral do as... Ver mais Curtir · 2 · 12 de abril de 2013 às 16:50 Eduardo Britto Professor, o senhor acredita que os libertários necessariamente abdicam dos valores cristãos? Curtir · 2 · 12 de abril de 2013 às 16:44 1 resposta Eduardo Paiva o liberalismo classico nunca foi tão imbecil como p libertarianismo.... Curtir · 2 · 7 de março às 19:53 Fabio Pra Paradoxal é defender a liberdade pela metade, sendo você cristão ou não. Fala sério.
https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10151536571842192?fref=nf
Página 13 de 17
(1) O libertarianismo é a caricatura do liberalismo... - Olavo de Carvalho
11/06/14 00:06
Curtir · 5 · 12 de abril de 2013 às 21:52 Daniella Brasil Perfeito. o/ Curtir · 12 de abril de 2013 às 22:40 Fernando Moreira Sabe a única coisa que me deixa puto nessa história toda? Que enquanto libertários e conservadores brigam, os comunistas petistas tomam conta deste país. Porra. Curtir · 7 · 13 de abril de 2013 às 02:02 Matheus Cabral Gonçalves Ta certo Iago Tavares, vc fica ajudando a revolução cultural gramsciana e eu continuo combatendo-a. Curtir · 2 · 12 de abril de 2013 às 20:05 1 resposta Fernando Remus Nagel Quem foi que trouxe os cachorros aqui para dentro? Curtir · 4 · 12 de abril de 2013 às 17:31 Hugo Serelo Ao ler os comentários dos libertários que estão refutando só aumenta a veracidade do que Olavo escreveu. Curtir · 5 h Cristiano Oliveira Assinado para ler... Curtir · 7 de março às 21:03 Carlos Estevam liberalismo: http://www.youtube.com/watch?v=tXRcYP36U4U Curtir · 7 de março às 20:12 · Editado Jorge Mozo No se gastem meninos.....e melhor cada um entender a sua propria verdade Curtir · 1 · 12 de abril de 2013 às 20:02 Lucas Muniz Hadade Porra Olavão, traiu o movimento? Curtir · 1 · 12 de abril de 2013 às 19:48 Fernando Ferreira Jr Principio da auto-possessão e coisa do diabo Curtir · 1 · 12 de abril de 2013 às 16:51 Joao Vitor Sousa Olavo, o libertarianismo é totalmente oposto à agenda da esquerda, exceto no que se trata da legalização das drogas(e esse é justamente uma conclusão a partir do princípio da auto-possessão). Jogar dois lados antagônicos no mesmo saco como sendo o mesmo produto é uma análise um pouco equivocada ao meu ver. Curtir · 1 · 12 de abril de 2013 às 16:49 Evandro Ferreira É interessante a reação das pessoas quando se critica o libertarianismo, porque geralmente quem se acha libertarianista na realidade não é, porque se fosse seria um crápula amoral. Curtir · 1 · 12 de abril de 2013 às 16:48 Robson Penassi Cheguei a ficar seduzido por essa merda antes de me auto- afirmar conservador. Quando vi que os caras eram a favor de tudo que é lixo que esquerda defende no campo social e moral, pulei fora rapidinho. Foi ai que conheci o Prof.Olavo e me identifiquei com os princípios conservadores e partir dai "fast food ideológico" nunca mais. Conservadorismo na veia até morrer! Curtir · 5 · 12 de abril de 2013 às 17:07 Carlos André Perin Eduardo Marques Moreira, Mas o liberalismo verdadeiro não pode abdicar das intervenções do Estado. Pelo menos não totalmente. O Estado mínimo é outra face da anarquia, diferenciando-se da anarquia apenas por ter governantes apenas como arrecadadores sem nada dar em troca à população. Curtir · 1 · 12 de abril de 2013 às 16:46 2 Respostas Fernando Moreira Chiocca? Qual? Há vários irmãos do Mises..um já escreveu um artigo dizendo: "Se beber, dirija". Curtir · 5 · 12 de abril de 2013 às 16:55 Daniella Brasil [Again] Com a devida vênia, ilustre, odioso é observar que o marxismo não foi a única doutrina que estagnou face às mudanças de tempo e de espaço... Seria muita pretensão querer que uma escola de pensamento econômico que tem como base a praxeologia não reconhecesse que a sociedade equipara-se a um organismo vivo, que passa por modificações e aperfeiçoamentos de modo a corresponder novos anseios. Libertários apenas adaptam-se às mudanças. Desgraçadamente, observa-se, que Gramsci nunca caiu de moda...ainda existem muitos discursos - fora da "esquerda" - que começam em Liberdade e terminam em escravidão, notamos. Por fim, a arte de projetar no outro aquilo que se é encontra reforço frete aos "ataques" dos que chamo de "neo-conservadores". No Brasil temos os "esquerdistas" mais "esquerdistas" da face da terra, o mesmo vale pra essa modinha de anti-libertários, que ora infestam a net. Curtir · 3 · 12 de abril de 2013 às 23:05
https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10151536571842192?fref=nf
Página 14 de 17
(1) O libertarianismo é a caricatura do liberalismo... - Olavo de Carvalho
11/06/14 00:06
Robson Luis Ferreira Entrei aqui só pra ver se havia alguma resposta do Olavo de Carvalho ao Bernardo. Não há nenhuma. Frustrado. Falam tanto do Olavo por ai a respeito da sua inteligência e conhecimento e, quando realmente fiquei interessado em conhecê-lo, me desapontei. Curtir · 2 · 12 de abril de 2013 às 23:45 Charles Fernando Gomes os libertários tem uma virtude, o de reconhecer o males do Estado moderno, hobbesiano, contratualista, até chegaria a dizer que o cristianismo é também incompatível com esse conceito diferenciando aqui governo de Estado, mas não por causa de uma regra de ouro... para o cristianismo antes as famílias é a base da civilização cristã, o pacto abrahamico, é da família tradicional, aquelas que atravessam séculos com promessa, que nascem os povos, as nações e reinos... talvez por isso seja tão problemático o conceito familiar no mundo moderno, ninguém lembra o seu contexto familiar, suas origens e sua história, logo, se somos insignificantes historicamenete, só temos a buscar o nosso próprio bem. Talvez não seja impossível conciliar as visões, ao privilegiar a governança local ao invés de um moralismo utópico, no caso, a intervenção moral estatal global seria inerentemente imoral, por mais que tenha objetivos reconhecidamente morais, o inimigo é o Estado, não suas ações, boas ou más. Mas isso eu ainda deixo ao reino do talvez.. Curtir · 1 · 13 de abril de 2013 às 01:22 Matheus Cabral Gonçalves Tá muito marxista sua fala Iago Tavares, de que a verdade muda com o tempo. Curtir · 1 · 12 de abril de 2013 às 20:03 Iago Tavares mas basta estudar as dificuldades metodológicas das ciências humanas, Matheus. rs Curtir · 12 de abril de 2013 às 20:04 Matheus Cabral Gonçalves Se é verdade só pode ser absoluta se não, não era verdade Iago Tavares. Curtir · 1 · 12 de abril de 2013 às 20:01 Iago Tavares É "verdade" até que outra verdade seja descoberta, Matheus. Curtir · 12 de abril de 2013 às 20:02 Guilherme Cruz Mestre, há uma confusão aí. O Libertarianismo não é contra o capitalismo, mas contra a regulação abusiva do estado sobre a propriedade privada, entre outras coisas... O estado se apossando dos direitos de ir e vir e da propriedade privada isso sim, reforça as propostas comunistas com uma argumentação paradoxal de organização e liberdade, tendo como fundo o controle da maioria e fortalecimento dos que estão no poder. O sr. está equivocado. Curtir · 3 · 12 de abril de 2013 às 19:42 Luciano Geronimo tem gente que é contra a economia e o politicamente correto da esquerda, mas gosta da revolução sexual. Essas pessoas que são hostis às bisonhices dos esquerdistas na economia mas tem uma postura bem liberal na sexualidade e drogas (cada-um-dá-o-que-quer, cada-um-fuma-o-quequer) são naturalmente atraídas pelo libertarianismo, que faz oposição economica ao socialismo mas não faz oposição moral, oposição sexual ao socialismo Curtir · 12 de abril de 2013 às 21:13 Anderson Claiton Koberstein Obama convidou Dilma para fazer visita de Estado aos EUA http://g1.globo.com/.../obama-convidou-dilma-para-fazer.../ Curtir · 12 de abril de 2013 às 19:11 Mateus Felipe O senhor poderia nos indicar livros que fazem critica ao liberatianismo, professor ? Obrigado. Curtir · 12 de abril de 2013 às 19:10 Roger Rodrigues Olavão faz a esquerdalha pirar. Curtir · 12 de abril de 2013 às 18:36 Fernando Ferreira Jr Falsa proclamação de vitoria Curtir · 12 de abril de 2013 às 18:12 Cristiano Fiori Chiocca vitória? que papofurado é esse? acha que vamos sair daqui e comemorar com os amiguinhos? Curtir · 12 de abril de 2013 às 18:14 Vitor Angelo Baeta Damasceno corretíssimo doutour olavo, é isso mesmo, o liberalismo na verdade apenas denigre o sistema capitalista com suas noções de individualidade excessiva, que leva fatalmente às mazelas do capitalismo. Curtir · 12 de abril de 2013 às 18:09 Ivanir Peixoto sai dessa Curtir · 12 de abril de 2013 às 17:49 Marcos Rossi Postando pra acompanhar. Curtir · 12 de abril de 2013 às 17:44
https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10151536571842192?fref=nf
Página 15 de 17
(1) O libertarianismo é a caricatura do liberalismo... - Olavo de Carvalho
11/06/14 00:06
Matheus Cabral Gonçalves Iago Tavares olha a verdade sobre os libertários. Curtir · 12 de abril de 2013 às 17:37 Iago Tavares Nada a ver, Matheus. Tome cuidado com "verdades absolutas". Curtir · 2 · 12 de abril de 2013 às 19:56 Iago Tavares Rodrigo Quercia Felipe Madruga Breno Alexei Oliveira Pedro Menezes Curtir · 12 de abril de 2013 às 19:58 Luiz Nicolau Dos Santos Que tal o amorismo ao próximo? A humanidade já experimentou tantas ideologias sem resultados benéficos que seria interessante testar esta também. Curtir · 12 de abril de 2013 às 17:21 Vinicius Betini "Liberalismo com forte dose de intervenção estatal"... Puta que pariu... Curtir · 12 de abril de 2013 às 16:48 Giancarlo D'Anello Flávio Pepinelli Curtir · 12 de abril de 2013 às 16:42 Wandercidney A. C. Rynaldo Por que não vão ao reservado? Curtir · 13 de abril de 2013 às 10:32 Rafael Gomes Professor Olavo o senhor ainda concorda com este texto? http://www.olavodecarvalho.org/.../capitalismoecristianis... Curtir · 1 · 12 de abril de 2013 às 19:50 Cláudio Moura Peçanha Professor Olavo de Carvalho, o senhor está usando macete? Curtir · 12 de abril de 2013 às 19:13 Eduardo Moreira Professor Olavo de Carvalho, repito a pergunta do Carlos. O senhor poderia indicar algum escritor bom que traz de maneira confiável o liberalismo clássico? Eu li um livreto ridículo um dia desses que trazia o "liberalismo com forte dose de intervenção estatal". É claro que não serviu pra nada. Curtir · 12 de abril de 2013 às 16:43 Joao Ricardo Ação Humana de Ludwig von Mises, clássico do liberalismo e indicação do prof. Olavo. Facilmente encontrado em pdf. para download em inúmeras línguas. Curtir · 2 · 12 de abril de 2013 às 16:52 Joao Ricardo O prof. em um TO nos disse que a obra completa de Ludwig von Mises vale por um curso de economia! Curtir · 1 · 12 de abril de 2013 às 16:53 Fernando Moreira Qualquer livro do Mises. Inclusive ele tem um livro chamado "Liberalismo Clássico" que é excelente, fininho, bom para introdução. A diferença é que economia LIBERAL é uma coisa, a questão dos COSTUMES é outra. Libertários defendem liberdade irrestrita na econômica, que eu concordo, mas também liberdade irrestrita nos costumes. Ou seja, criam-se aberrações como o pai na segunda tentativa da filha de 13 anos fugir com um esquerdista quarentão (que desgosto) não poder proibir a filha, ou não ser obrigado a alimentar o próprio filho. Aborto então é fichinha para libertários. Curtir · 3 · 12 de abril de 2013 às 17:00 Fernando Moreira Richard Hammer, desculpe-me, falei dos libertários anarco-capitalistas. Não quis generalizar. Sei que há diversas linhas libertárias. Ron Paul, por exemplo, é contra o aborto (mas a favor da legalização das drogas) Mas a questão é que acredito que o professor Olavo estava se referindo, principalmente, aos que são defensores da liberdade irrestrita. Murray Rothbard, por exemplo, escreveu várias barbaridades em nome da liberdade. Ou seja, um conservador não pode ser um libertário. Curtir · 2 · 12 de abril de 2013 às 17:40 Maxiliano Mançano Sanchéz Isso se aplica também o Sistema Bolivariano ? Curtir · 12 de abril de 2013 às 20:25 Guilherme Cruz E outra, relacionar sistema político/social com religião, com o cristianismo, é viagem total !!! Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Até porque há mil interpretações para o cristianismo, considerando o contexto cultural do meio. Para uns, o cristianismo é moralismo, para outros (no qual me incluo), é rebelião!
https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10151536571842192?fref=nf
Página 16 de 17
(1) O libertarianismo é a caricatura do liberalismo... - Olavo de Carvalho
Curtir ·
11/06/14 00:06
1 · 12 de abril de 2013 às 19:53
David Matarolli ? Curtir · 12 de abril de 2013 às 16:44
https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10151536571842192?fref=nf
Página 17 de 17